Afurada Living Lab visita cidade norueguesa de Trondheim para conhecer soluções sustentáveis inovadoras

Representantes do consórcio Afurada Living Lab (ALL) tiveram o privilégio de reunir com os parceiros da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), em Trondheim, Noruega, para uma atividade de Learning Exchange Visit. A comitiva portuguesa conheceu e explorou algumas das soluções inovadoras já implementadas nesta cidade norueguesa, empenhada em contruir um futuro mais sustentável.

Trondheim é uma das Lighthouse Cities do projeto CityxChange, uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia para transformar algumas cidades em exemplos de sustentabilidade energética, através de metodologias de co-criação. Conhecer esta realidade afigurou-se, assim, como uma experiência inspiradora, permitindo explorar soluções com potencial para aplicação na realidade da Afurada.

 Durante três dias, os representantes da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia e do Afurada Living Lab partilharam experiências sobre a melhor utilização de energia localmente produzida, destacando os desafios enfrentados na busca por um futuro mais sustentável.

Foram momentos marcantes da visita, a exploração da Powerhouse Brattørkaia, o maior edifício com balanço energético positivo na Noruega; e do Laboratório ZEB, um verdadeiro “playground” para experimentar e inovar na criação de edifícios com emissões zero.

No que toca ao tema da mobilidade, o município de Trondheim apresentou o seu modelo inovador de mobilidade elétrica como serviço. A proposta é que carros elétricos funcionem como powerbanks, disponíveis para todos. A ideia levou a discussões sobre parcerias, para experimentar soluções de transição para uma mobilidade mais sustentável.

O ALL conheceu ainda o projeto CrAFt (Creating Actionable Futures), inserido na iniciativa New European Bauhaus (NEB) da União Europeia. O projeto visa apoiar cidades na transição para a neutralidade climática, e lançou o mote para a exploração de futuras sinergias.

Em março, será a vez dos parceiros da Noruega visitarem a Afurada, conhecendo a vibrante comunidade afuradense e as soluções desenvolvidas para promover um futuro mais sustentável neste território. Apesar de separadas por quase 4 mil quilómetros, Afurada e Trondheim estão assim a construir, juntas, um caminho mais ecológico e promissor para as suas comunidades.

Similar Posts