Crianças da Afurada participam em instalação artística colaborativa
O coletivo Muro Atelier esteve nas Escolas Básicas Afurada de Baixo e Afurada de Cima, para dinamizar uma atividade participativa com as crianças. O material produzido será exibido na instalação artística “Sabão”, localizada na Praça do Mercado.
Durante dois dias desta semana, o coletivo de arquitetos Muro Atelier esteve nas Escolas Básicas Afurada de Baixo e Afurada de Cima, para inspirar os mais pequenos a mergulhar no mundo da arte e da arquitetura.
Os Muro Atelier convidaram cerca de 200 jovens a serem os verdadeiros artistas da comunidade. Cada pincelada, cada ideia, cada expressão criativa contribuirá para a construção de algo especial… Todo o material produzido pelos artistas de palmo e meio será exibido na instalação artística “Sabão”, localizada na praça junto ao mercado da Afurada.
Este foi um momento de celebração da criatividade, e também de partilha sobre o que significa a Afurada para as crianças da comunidade. De acordo com o coletivo de arquitetos, “esta atividade foi fundamental para tornar a instalação artística verdadeiramente participativa e comunitária”.
A instalação artística “Sabão” surge do propósito de promover a economia circular, no âmbito do Afurada Living Lab. O coletivo Muro Atelier imaginou uma obra de arte efémera, que é um tributo ao lavadouro e aos icónicos varais da Afurada e dará vida à praça do mercado. “Sabão” será o palco das vozes entrelaçadas das múltiplas comunidades que compõem a alma deste território. Trata-se de uma obra de arte participativa e em constante evolução, onde cada contribuição se tornará parte indelével da história e da identidade de Afurada.