Visita da NTNU e Open day marcam semana dedicada aos resultados do Afurada Living Lab
Nos dias 25, 26 e 27 de março, tivemos a honra de receber, em Vila Nova de Gaia, uma comitiva da Universidade Norueguesa de Ciências e Tecnologia de Trondheim. Quase na reta final, o projeto Afurada Living Lab apresentou as soluções tecnológicas desenvolvidas e alguns dos resultados alcançados. O dia 26 foi ainda dedicado a um evento de divulgação destinado à comunidade.
No dia 25 de março, a comitiva da Universidade Norueguesa de Ciências e Tecnologia de Trondheim foi recebida em Vila Nova de Gaia, e, neste primeiro dia de visita, teve oportunidade de conhecer algumas das iniciativas do concelho, rumo a um futuro mais sustentável.
De manhã, conheceram a Central de Valorização Energética de Biogás do Aterro Sanitário de Sermonde. Esta é uma das primeiras Centrais de Valorização Energética de Biogás do país, que apresenta atualmente a maior capacidade instalada (7.460kW) e o melhor desempenho a nível nacional.
Durante a tarde, visitaram a Escola Oficina da GAIURB, uma iniciativa inspiradora que fomenta a empregabilidade e a inclusão e, em simultâneo, promove a economia circular e a educação ambiental.
Mais de 13 toneladas de emissões de dióxido de carbono evitadas
O “Open Day” do Afurada Living Lab realizou-se no dia 26, e contou com uma participação assinalável da comunidade local. Esta mostra, organizada pelos parceiros do projeto – Município de Vila Nova de Gaia, GAIURB, CEiiA, DST Solar, Innovation Point, UBIWHERE e CEDES –, deu a conhecer algumas das principais soluções desenvolvidas, que contribuíram para os resultados alcançados pelo projeto: mais de 13 toneladas de emissões de dióxido de carbono evitadas.
Os participantes percorreram um “Roteiro da Descarbonização”, com passagem em cinco pontos da Afurada – Junta de Freguesia, Mercado, Praça, Centro Interpretativo do Património da Afurada (CIPA) e Lavadouro. Em cada um desses locais, ficaram a saber mais sobre as iniciativas: Bike Afurada, Afurada Upcycle, instalação artística SABÃO, Comunidade de Energia Renovável da Afurada e Afurada Smart RAYT. No final, responderam a um quiz e os jogadores com melhor desempenho receberam prémios: um carregador solar, uma bicicleta e uma trotinete elétrica.
Em paralelo com o evento dedicado à comunidade, os diferentes parceiros do projeto e a comitiva da NTNU reuniram-se no CIPA, para uma sessão mais técnica de apresentações do trabalho desenvolvido.
No dia 27, quarta-feira, o consórcio do Afurada Living Lab participou num Workshop, organizado pela GAIURB, dedicado à comunicação e discussão dos temas da circularidade e sustentabilidade, reforçando o compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável da região. Este evento proporcionou uma profícua troca de ideias sobre o futuro do Afurada Living Lab e das suas iniciativas.