Apresentação pública do projeto Afurada Living Lab
O evento de apresentação pública do projeto Afurada Living Lab, realizou-se no passado dia 28 de outubro, no Centro de Interpretação do Património da Afurada (CIPA), em Vila Nova de Gaia.
Tratou-se do lançamento oficial deste projeto, que contou com a participação do Sr. Administrador da Empresa Municipal de Urbanismo e Habitação GAIURB, António Miguel Castro e da Autoridade de Gestão do Programa EEA GRANTS, representada por Susana Escária da Secretaria Geral do Ambiente e Ação Climática.
O projeto Afurada Living Lab é um laboratório vivo que tem por objetivo afirmar o território da Afurada como um espaço de inovação urbana, de teste, prototipagem e desenvolvimento de soluções inovadoras, em contexto real. Tem por base um modelo colaborativo e de cocriação com a comunidade local, com vista à transição para uma economia de baixo carbono.
Este projeto é constituído por uma parceria estratégica e tecnológica que envolve um leque diversificado de entidades como o município de Vila Nova de Gaia, a CEDES, a GAIURB, o CEiiA, a Ubiwhere, o Grupo DST, a Watt-Is e a NTNU (Norwegian University of Science and Technology).
Financiado pelo Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” dos EEAGrants, o consórcio irá implementar, ao longo de um período de 3 anos, diferentes ações e atividades focadas nas áreas temáticas da “Mobilidade Urbana Sustentável”, “Economia Circular e Ambiente” e “Edifícios e Energia”.